Projetos Especiais

29/03/2010

Projetos Especiais

01 - SOS Nordeste - Pioneiro na construção de cisternas

Em 1998, novamente os nordestinos foram vítimas da seca. A mídia mostrava, diariamente, o drama dos sertanejos. Formou-se grande corrente de solidariedade para o envio de alimentos, inclusive utilizando aviões da Força Aérea Brasileira e dos Correios.

O Comitê, visando exercer um apoio mais estruturante, inovou na solidariedade e foi pioneiro na região Sul ao investir na construção de cisternas, que são recipientes para coletar água das chuvas por meio de calhas instaladas nos telhados das casas. Estabeleceu parceria com a ONG Caatinga (Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas), com quem construiu 30 cisternas, além de patrocinar 11 barragens subterrâneas utilizadas para plantações; 750 quilos de semente de feijão; 3.000 mudas frutíferas e cultivo de três hectares de palma forrageira.

Além da ONG Caatinga, o Comitê Betinho também atuou com a Cáritas Brasileira, vinculada à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros), e com a Diaconia que é uma sociedade civil de caráter público e que congrega 11 igrejas evangélicas.

O Comitê teve, ainda, importante apoio da Afubesp (Associação dos Funcionários do Santander Banespa), do Santander Banespa, de funcionários do Banco do Brasil de Maceió/AL e dos Sindicatos dos Bancários de Bragança Paulista, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí e de São Paulo. Juntos, construíram 180 cisternas.

A experiência do Comitê Betinho em patrocinar cisternas foi repassada a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que atendendo à solicitação do Governo Federal (Programa Fome Zero) patrocinará 29.112 cisternas até abril de 2007.

Saiba Mais

www.caaatinga.org.br

www.caritas.org.br

www.diaconia.org.br

02 - A Turma da Mônica e o Estatuto da Criança e do Adolescente

Em comemoração aos 15 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi formada ampla parceria entre Comitê Betinho, Afubesp (Associação dos Funcionários do Santander Banespa), Fundação Abrinq, Maurício de Sousa Produções, Santander Banespa e Sindicato dos Bancários de São Paulo que, juntos, confeccionaram 30 mil gibis. O lançamento foi no Parque da Mônica, em 11 de outubro de 2005.

Um ano depois, em 26 de outubro de 2006, a Prefeitura de Taboão da Serra (SP), com o apoio do Comitê Betinho, lançou mais 40 mil exemplares do gibi. Maurício de Sousa, criador do texto, compareceu em ambos os eventos agradando ao público infantil e adulto.

03 - A Turma da Mônica em “Toda Criança quer ser Criança”

Em 22 de setembro de 2006 foi lançado o gibi elaborado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil que aborda de maneira lúdica os prejuízos causados às crianças quando estas trabalham em suas casas ou fora delas. Afinal, é grande a quantidade de crianças que atuam como domésticas, nos faróis, na agricultura e em outras atividades.

Para a confecção de 45 mil gibis foi formada ampla rede de parceiros que contou com o Comitê Betinho, Afubesp (Associação dos Funcionários do Santander Banespa), Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho), ANPT (Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho) e Fundação Abrinq.

Segundo Itamar Gonçalves, da Fundação Abrinq, “o apoio do Comitê Betinho, articulando a formação da parceria, foi fundamental para que os gibis de Maurício de Souza Contra o Trabalho Infantil e em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente fossem editados e sejam instrumentos de mudança na sociedade brasileira”.

04 - Documentário “Flor de Pessegueiro”, sobre a violência sexual contra crianças

“Relatar a triste realidade de crianças vítimas de abuso sexual e divulgar a história de mães que, quebrando tabus, romperam o silêncio e divulgaram essas atrocidades, estimulando a reflexão sobre o tema”, foi o objetivo do documentário “Flor de Pessegueiro”, vencedor do 1º Prêmio Audiovisual Armando Carreirão, do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (SC), e de melhor vídeo do 1º Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres”, além de Menção Honrosa no 27º Prêmio Vladimir Herzog.

Dirigido pela jornalista Angela Bastos, o curta-metragem foi reproduzido em formato DVD por uma iniciativa do Comitê Betinho, da Afubesp (Associação dos Funcionários do Santander Banespa) e da Fundação Abrinq.

“Há tempos estávamos buscando parceiros para fazer mais cópias do documentário. Batemos em inúmeras portas, insistimos, mas estas nunca se abriram. Foi gratificante poder contar com a boa vontade do Comitê Betinho, da Afubesp e da Abrinq que captaram a importância do trabalho como instrumento de denúncia e de conscientização”, comenta Ângela Bastos.

A empresa Lide Soluções Integradas em Comunicação divulgou, voluntariamente, os eventos “Flor de Pessegueiro” e “Erradicação do Trabalho Infantil”, gerando grande visibilidade na imprensa.

05 - Natal Sem Fome 2006

Em 2006, o comitê Betinho distribuiu 12,8 toneladas de alimentos. Em 2005 foram 18 toneladas.

A primeira atividade da Ação da Cidadania, em 1993, foi o Natal Sem Fome. Formou-se uma das maiores correntes de mobilização e solidariedade no país. A Ação da Cidadania ficou mais conhecida como “Campanha Contra a Fome”. Segmentos da sociedade criticaram a iniciativa taxando-a de assistencialista. O próprio Betinho afirmou que “quem tem fome, tem pressa”. Progressista como foi, é claro que Betinho viu no “matar a fome” o primeiro passo para se enfrentar os graves problemas que afetam a população.

O Comitê, ao longo de suas atividades, distribui, mensalmente, cestas básicas para entidades cadastradas. É importante reforçar que o Comitê não distribui apenas os alimentos e, sim, mantém outras atividades: cursos profissionalizantes; palestras sobre saúde, educação e cidadania; atividades culturais e sociais. A exemplo de Betinho, o Comitê não reforçaria a tendência das pessoas de se acomodarem e viverem numa situação passiva e de dependência. O Comitê é contra o paternalismo.