2008: Comitê Betinho recebe prêmio de direitos humanos em Brasília

29/03/2010

2008: Comitê Betinho recebe prêmio de direitos humanos em Brasília

O Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa ficou em segundo lugar na categoria instituição do prêmio de direitos humanos concedido pela Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho). A primeira colocação ficou com a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), instituição fundada por Dom Pedro Casaldaglia.

Esta foi a segunda edição do evento, que também premiou entidades nas categorias imprensa e judiciário cidadão.

A placa de finalista e o valor de dois mil reais foram recebidos pelo coordenador do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza. Ele considera muito importante para o trabalho do Comitê receber este prêmio de uma instituição com o prestígio da Anamatra. "É um reconhecimento ao espírito de cidadania e solidariedade dos funcionários do Santander e dos banespianos aposentados", comenta Barboza, que completa: "É também uma homenagem a Herbert de Souza, o Betinho, fundador da Ação da Cidadania e inspirador do nosso trabalho".

A cerimônia foi realizada em Brasília na noite da última quarta-feira, 10, no mesmo dia de comemoração de 60 anos da Declaração de Direitos Humanos.

De acordo com o presidente da Anamatra, Cláudio Montesso, o objetivo da entidade é distinguir a ampla diversidade de atores e ações que são desenvolvidas no Brasil com o esforço e intenso comprometimento de pessoas físicas e jurídicas em relação a este assunto no mundo do trabalho. "O prêmio traz à luz da sociedade brasileira debates cada vez mais importantes a respeito da observação dos direitos humanos no Brasil e no Mundo", disse Montesso.

Outras premiações - Esta é a terceira vez que o trabalho do Comitê Betinho recebe este tipo de reconhecimento. O primeiro foi o Prêmio Betinho, concedido em 1999 pela Câmara Municipal de São Paulo e, em 2001, o Prêmio Coep, ofertado pelo Fórum das Empresas Públicas e Privadas.