2008: Comitê Betinho recebe prêmio de direitos humanos em Brasília
29/03/2010O Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa ficou em segundo lugar na categoria instituição do prêmio de direitos humanos concedido pela Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho). A primeira colocação ficou com a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), instituição fundada por Dom Pedro Casaldaglia.
Esta foi a segunda edição do evento, que também premiou entidades nas categorias imprensa e judiciário cidadão.
A placa de finalista e o valor de dois mil reais foram recebidos pelo coordenador do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza. Ele considera muito importante para o trabalho do Comitê receber este prêmio de uma instituição com o prestígio da Anamatra. "É um reconhecimento ao espírito de cidadania e solidariedade dos funcionários do Santander e dos banespianos aposentados", comenta Barboza, que completa: "É também uma homenagem a Herbert de Souza, o Betinho, fundador da Ação da Cidadania e inspirador do nosso trabalho".
A cerimônia foi realizada em Brasília na noite da última quarta-feira, 10, no mesmo dia de comemoração de 60 anos da Declaração de Direitos Humanos.
De acordo com o presidente da Anamatra, Cláudio Montesso, o objetivo da entidade é distinguir a ampla diversidade de atores e ações que são desenvolvidas no Brasil com o esforço e intenso comprometimento de pessoas físicas e jurídicas em relação a este assunto no mundo do trabalho. "O prêmio traz à luz da sociedade brasileira debates cada vez mais importantes a respeito da observação dos direitos humanos no Brasil e no Mundo", disse Montesso.
Outras premiações - Esta é a terceira vez que o trabalho do Comitê Betinho recebe este tipo de reconhecimento. O primeiro foi o Prêmio Betinho, concedido em 1999 pela Câmara Municipal de São Paulo e, em 2001, o Prêmio Coep, ofertado pelo Fórum das Empresas Públicas e Privadas.