Comitê Betinho é agraciado com prêmio da ABRAPP
12/11/2012O Comitê Betinho foi a única instituição homenageada por sua Ação Social no 17º Prêmio Nacional de Seguridade Social. A cerimônia de premiação ocorreu no final da tarde do dia 24 de outubro no Transamérica Expocenter em São Paulo.
A honraria foi recebida pelo presidente do Comitê, José Roberto Vieira Barboza, que agradeceu o reconhecimento e falou um pouco sobre a atuação da entidade. "Sermos distinguidos com este prêmio é o coroamento do nosso trabalho voluntário e uma forma de mantermos vivos o sonho do Betinho, o sociólogo Herbert de Souza, criador da Ação da Cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Dividimos este Prêmio com os banespianos que fundaram o Comitê e que o alimentam. Felizmente, crescemos e hoje recebemos apoio de diversos segmentos da sociedade".
A cerimônia foi acompanhada pelos diretores da Afubesp e representantes eleitos do Banesprev, Walter Oliveira, Shisuka Sameshima e Márcia Campos, pelo ex-banespiano Wagner Pinheiro, hoje presidente dos Correios, e pelo presidente do Banesprev, Jarbas de Biagi, que foi o responsável por indicar o Comitê para o recebimento do prêmio.
A Afubesp é uma entidade apoiadora do Comitê Betinho desde sua fundação. Essa parceria já ajudou pessoas em diversas partes do Brasil com construção de cisternas, brinquedotecas, na inclusão digital de reeducandos e muitas outras iniciativas. "Ficamos felizes pelo reconhecimento do Comitê Betinho, uma entidade que nasceu por conta de solidariedade e da cidadania dos funcionários do Banespa, e amplia sua atuação ano a ano ajudando pessoas de todo o Brasil", comenta o secretário-geral da Afubesp, Walter Oliveira.
Sobre o Comitê Betinho
Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, o Comitê Betinho completa 19 anos de atividades ininterruptas, repassando recursos para ONGs e órgãos públicos, apoiando projetos sociais relevantes para a sociedade.
Fugindo do assistencialismo que acomoda as pessoas, o Comitê investe em atividades desenvolvidas pela sociedade civil e por órgãos públicos: cursos profissionalizantes, ações voltadas para a saúde (brinquedotecas em hospitais públicos), para a educação, meio-ambiente, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Também distribui cestas básicas para entidades cadastradas
Um dos trabalhos de destaque da entidade é o apoio à construção de cisternas (recipientes para coletar águas das chuvas) no Nordeste, iniciativa pioneira em São Paulo.
Reconhecimentos
Essa é a sexta vez que o Comitê Betinho é laureado pelo seu trabalho. Em 2010, a entidade, por iniciativa do vereador Cícero Oliveira Santos, foi agraciada com Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Manari/PE - cidade que apresentou o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, pelo desenvolvimento de diversas ações no município, dentre elas a construção de cisternas e parceria com a Pastoral da Criança.
Em 2008, foi premiado por Direitos Humanos pela Associação dos Magistrados do Trabalho (Apamagis). Quatro anos antes (2004), recebeu o Prêmio Racine pela construção de brinquedotecas na rede pública de saúde, em São Paulo.
Já no ano de 1999, foi agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com o Prêmio Betinho, e recebeu o Prêmio Mobilização do Coep (Fórum Nacional das empresas públicas e privadas).
Sobre o prêmio da Abrapp
O Prêmio Nacional de Seguridade Social visa mobilizar líderes para a construção da Seguridade Social no Brasil. Este ano sete personalidades e instituições foram contempladas nos setores Ação Social, Comunicação, Dirigente Nacional, Educação Financeira e Previdenciária, Fomento, Gestão Pública, Seguridade Social.
A iniciativa é da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar) com o apoio do ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social e do Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades de Previdência Complementar).
Érika Soares - Afubesp