Construção de Cisternas - Água para Conviver no Semiárido
31/12/20091. Perfil do Projeto:
ÁREA DO PROJETO: Região do Semi-Árido Nordestino / Gilbués - PIAUÍ
PARTICIPANTES DIRETOS: 100 Famílias (60% Mulheres E 40 % HOMENS)
PARTICIPANTES INDIRETOS: 500 indivíduos / pessoas
DURAÇÃO DO PROJETO: Duração do Projeto - 08 meses
PARCEIROS:
- Ação da Cidadania - Comitê Betinho
- Secretariado Nacional da Caritas Brasileira
- Caritas Regional Piauí
TABELA: POPULAÇÃO ALVO DO PROJETO | ||||
Estado | Município | de Famílias | Participantes | |
de Mulheres | de Homens | |||
Piauí | Gilbués | 100 | 60% | 40% |
2. Identificação Institucional
CÁRITAS BRASILEIRA - REGIONAL PIAUÍ
Rua Agnelo Pereira da Silva, 3135
Bairro São João
64.045-260 - TERESINA - PIAUÍ - BRASIL
Fone/fax: (086) 3233-6302
E-mail: caritas.pi@uol.com.br
3. Apresentação
A Cáritas Brasileira Regional do Piauí dentro das ações do programa de convivência com o semi-árido atua desde 1995 atua no município de Gilbués . Localizado a cerca de 800 km ao sul de Teresina, no Alto, com 10.746 habitantes, população tipicamente rural sobrevivendo da agricultura familiar. São famílias que praticam agricultura e exploram com dificuldades as culturas da mandioca, milho, feijão, arroz, abóbora, dentre outros produtos do gênero frutas e legumes. Na criação de pequenos animais criam de forma precária caprinos, ovinos, galinhas e porcos. No município já existe boas iniciativas com a criação de abelhas. São produtos da agricultura familiar que garantem a sustentação das famílias na área rural, mesmo com a precariedade e da falta de políticas públicas voltadas para o setor primário.
4. Contexto do Semi-Árido Piauiense
Em 2004 o ambiente semi-árido piauiense recebeu novo formato e ampliação conforme estudo feito ainda na década de 1980, elaborado por professores da universidade federal do Piauí e atualizado em 2004, porque ocorreram muitas divisões municipais.
Com base no estudo, o Decreto Estadual número 11.292 de 19 de janeiro de 2004, definiu para fins de políticas públicas, os 150 municípios que atualmente constituem o ambiente semi-árido piauiense. No Piauí este estudo definiu três tipos de espaços: um mais úmido(que foi chamado de região sub-úmida), um mais seco (chamado de sub-região semi-árida), e um espaço de transição entre o mais úmido e o mais seco (sub-região de transição semi-arida). A subregião mais seca e a sub-região de transição, juntas foram denominadas de Ambiente Semi-Árido Piauiense.
5. Justificativa
O município de Gilbués, localizado no espaço de sub-região de transição semi-árida, é considerado o município brasileiro que possui a maior área e mais acelerado processo de desertificação do Brasil. Resultado da exploração predadora das mineradoras, pois o município foi no passado, um dos maiores produtores de diamante. Apesar de toda riqueza natural e o grande potencial da região, é espantoso os indicadores sociais da população: A taxa de analfabetismo é de 30,71%; Cobertura de abastecimento de água é de 48,95%; Cobertura de coleta de lixo de 30,35% e cerca de 65% da população tem renda inferior a 01 salário mínimo.
O projeto é destinado a ajudar as famílias rurais pobres do município a aumentarem sua capacidade de enfrentar e de se refazerem de secas e enchentes, fenômenos climáticos que caracterizam esse ecossistema único. O plano do projeto é baseado no conteúdo do conceito do IDH(índice de desenvolvimento humano) usado para avaliar as complexas realidades que os participantes do projeto enfrentam e para criar estratégias apropriadas e holísticas. O foco do projeto é a melhoria do acesso à água de qualidade pela famílias, dotando-as de capacidades organizativas para o enfrentamento dos seus desafios e dificuldades.
6. Objetivo Geral
Garantir o acesso a água de qualidade para as famílias do município de Gilbués, através da construção de cisternas e a captação de água da chuva e capacitando-as produtiva com processos educativos de convivência com o semi-árido, visando amenizar os efeitos da estiagem e da desertificação junto às populações vulneráveis.
7. Objetivos Específicos
1. Agricultores e agricultoras recuperando e melhorando os sistemas de água que são mais resistentes à secas, enchentes e desertificação;
2. Famílias da agricultura familiar, informadas e capacitadas para responder a lentas ou rápidas instalações de situações de emergência.
3. Agricultores e agricultoras capacitados (as) na gestão de recursos hídricos;
8. Indicadores de Resultados
1. 100 famílias com sua capacidade de armazenamento de água aumentada;
2. Famílias com acesso a água de qualidade para consumo humano;
3. Famílias sendo orientadas para o cuidado com a água e os riscos da desertificação;
4. Famílias com menor probabilidade de adquirir doenças provocada pelo consumo de água contaminada (diarréia, doença renal etc)
9. Metas
1. Realizar 01 encontro de planejamento
2. Em 08 meses garantir o acompanhamento e monitoramento continuado
3. Construção de 100 cisternas de placas
4. Parceria com o Poder público local e sociedade civil
5. Oficina sobre desertificação
6. Realizar 02 oficinas para formação de professores/as sobre Educação contextualizada
7. Realizar 04 cursos de gestão de recursos hídricos
8. Produção e publicação de uma cartilha e um boletim informativo sobre o projeto e seus resultados.
Planilha Orçamentária
ATIVIDADE | QUANTIDADE | VALOR UNIT. R$ | CUSTO TOTAL R$ |
Construção de cisternas de 16 mil litros | 100 | 1.300,00 | 130.000,00 |
Curso de Gestão de Recursos Hídricos | 04 | 2.000,00 | 8.000,00 |
Oficina pedagógica para professores do município | 02 | 1.500,00 | 3.000,00 |
Visitas de acompanhamento e Monitoramento | 04 | 500,00 | 2.000,00 |
Produção de material didático e publicação | 02 (boletim e cartilha) | 1.800,00 | 3.600,00 |
Assessoria externa | 03 | 1.200,00 | 3.600,00 |
Seminário de apresentação e encontro de avaliação do projeto | 02 | 2.000,00 | 4.000,00 |
SUBTOTAL | 154.200,00 | ||
Taxa Administrativa | 5% | 7.710,00 | |
TOTAL | 161.910,00 |
Plano Operacional
ATIVIDADE | MÊS 01 | MÊS 02 | MÊS 03 | MÊS 04 | MÊS 05 | MÊS 06 | MÊS 07 | MÊS 08 |
Definição das comunidades e famílias | X | |||||||
Seminário de apresentação do projeto | X | |||||||
Construção das cisternas | X | X | X | X | X | |||
Cursos de gestão de recursos hídricos | X | X | X | X | ||||
Oficinas pedagógicas | X | X | ||||||
Encontro de avaliação | X | |||||||
Material didático cartilha | X |