CDJBC finaliza a construção de 36 cisternas em assentamentos do Sergipe

15/05/2014

CDJBC finaliza a construção de 36 cisternas em assentamentos do Sergipe

A parceria do Comitê Betinho com o Centro Dom José Brandão de Castro para construção de cisternas de placas em Sergipe foi iniciada ao final de 2013, com proposta inicial de 10 cisternas.

Os primeiros repasses de recursos aconteceram 06 de dezembro, mês em que o CDJBC realizou o cadastro das famílias a serem beneficiadas, pertencentes a assentamentos no alto sertão sergipano.

Saindo de 10 e chegando a 36 famílias atendidas

Como um gesto solidário, nos dias próximos ao Natal de 2013, o Comitê Betinho lançou a campanha "Seja um Papai Noel Diferente", que recebeu apoio e divulgação de muitos amigos do Comitê. As novas doações possibilitaram ampliar o número de famílias atendidas. O projeto inicial previa a construção de dez cisternas e foi ampliado para 20.

Em 30/12 houve nova ampliação da parceria, com início de aporte para mais 16 cisternas, fruto das contribuições mensais dos associados do Comitê Betinho e da Campanha "Seja um Papai Noel Diferente".

Antes do carnaval...

Contrariando a frase popular de que “o ano só começa após o carnaval” o CDJBC realizou nos três primeiros meses a cotação dos materiais, a marcação das cisternas e a capacitação das famílias para o uso e manutenção das cisternas que seriam construídas.

Em maio o projeto de construção de cisternas já estava concluído, restando apenas o registro de fotos e depoimentos dos sertanejos, que será providenciado pelo CDJBC.

Conforme ofício 089/2014 do CDJBC com a construção das 36 cisternas foram beneficiadas 16 famílias do Assentamento Cajueiro em Poço Redondo, CEP 049810-000, SE e 20 famílias da Zona Rural de Gararu, CEP 049830-000, SE, sendo: 16 famílias do Assentamento José Nilton Alves II, 2 famílias de Flor da Índia, 1 família da Lagoa do Porco e 1 família de Jiboia, Gararu.

Um pouco da história do CDJBC

O CDJBC foi fundado em 11 de junho de 1995 por trabalhadores e trabalhadoras rurais e pessoas envolvidas na luta por uma cidadania e direitos no campo, tendo como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida no campo dos sergipanos. O CDJBC tem em D. José Brandão de Castro, primeiro bispo da diocese de Própria - SE, o seu referencial de mística e compromisso em defesa da vida e contra toda forma de exploração dos/as trabalhadores/as do campo.

Sobre o CDJBC temos o depoimento da agricultora D.Josefa, Vice-coordenadora, em agosto/2013:

“Nós somos uma família, o Centro é uma raiz que cresceu e saiu espalhando fruto pelo sertão, e hoje a gente vê a mudança de vida das pessoas no Semiárido, o que nasceu dentro do Centro foi para melhorar a vida de muitas pessoas.”