Cisterna

Entrega Cisterna

Inauguração da 1000ª cisterna!

Após uma luta de muitos anos, será entregue a MILÉSIMA CISTERNA para uma família do sertão nordestino. Desde o final da década de 90, a Ação da Cidadania Comitê Betinho assumiu o desafio de proporcionar acesso à água limpa para famílias do semiárido, construindo cisternas de placa. Finalmente, graças a inúmeras parcerias, esta meta – que parecia impossível – é uma realidade.

O Instituto Viva Cidadania – IVC, criado pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), teve privilégio de patrocinar a milésima cisterna, que será construída no Piauí. Desde 2015, quando o Comitê Betinho foi o vencedor do Prêmio Cidadania Viva, o Instituto tem sido um parceiro constante nessa luta e patrocinou 100 cisternas (60 entregues e 40 em fase de construção e/ou contratação), graças a um aporte total de R$ 180.000,00, sendo uma cisterna por família. Para Douglas Scortegagna, presidente do IVC, “participar desse projeto de extremo exemplo de cidadania, quando temos tantos problemas estruturais que (até) esquecemos que muita gente ainda vive sem água no interior do país, é um orgulho muito grande. Matar a sede de crianças e idosos é um resgate de cidadania sem precedentes”.

As cisternas patrocinadas pelo IVC são construídas pela Obra Kolping do Piauí, que seleciona as famílias que serão atendidas, administra as obras e faz um trabalho de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos e os cuidados com a cisterna com as famílias beneficiadas.

“É uma emoção e uma honra poder entregar a 1000ª cisterna exatamente quando o Comitê Betinho celebra 30 anos da sua criação”, completa Sandra Miranda, diretora do Comitê.

* O Instituto Viva Cidadania foi criado pela ANABB para incentivar o voluntariado e a participação cidadã em ações sociais e para captar recursos que são destinados a Comitês de Cidadania ou Entidades que realizam projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e humano de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica em todo o País. Conheça mais sobre o IVC em: www2.anabb.org.br/Portal/Informacao/Visualizar/99259