Nossa História

Nosso Comitê foi fundado em novembro de 1993, inspirado na Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Souza, o Betinho, quando a sociedade civil tomou conhecimento que no Brasil havia 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria.

Intitulado na fundação de “Comitê Banespiano - Ação da Cidadania pela Geração de Emprego e Renda e Profissionalização Contra a Fome e a Miséria”, quando do falecimento do sociólogo Herbert de Souza, em 09/08/1997, passou a chamar-se “Comitê Betinho” como forma de homenageá-lo.

Os 20 anos de atividades ininterruptas demonstram o espírito de solidariedade e de cidadania dos funcionários aposentados do Banespa, fundadores do Comitê que mensalmente contribuem financeiramente com a entidade. Juntos com novos parceiros, apoiam projetos que contribuem para melhorar as condições de vida das pessoas que encontram-se em situação de exclusão social.

“Nós não estamos diante de uma simples campanha, mas sim diante de um movimento. Um movimento que não tem comitê central, que não deve obediência a nenhuma pessoa. Um movimento que pode mudar esse país.”
Betinho, em publicação do Comitê Rio da Campanha – Agosto de 1994.